domingo, 30 de dezembro de 2012

GELO - Um santo remédio

Esse video eu gostaria que todos os meus atletas assitisem esse video. O gelo é preventivo e curativo, e todos devem aprender a forma correta de se utilizar esse medicamento super barato.
No momento do trauma é de grande importância o uso do gelo para evitar ao máximo o sangramento intramuscular e o hematoma na pele.
Cubos de gelo, embrulhados em saco plástico e toalha limpos, também funcionam. O contato direto do gelo com a pele pode provocar queimaduras, por isso uma toalha é necessária. 
Evite também o uso de bolsa de água quente sobre esse tipo de lesão. Isso vai aumentar o sangramento, o hematoma, o processo inflamatório e a dor, já que o calor favorece a dilatação dos vasos e o sangramento loca.
LEMBRE -SE: SE HOUVER INCHAÇO, ESTIVER ROXO OU AVERMELHADO USE GELO, NÃO USE O CALOR.


Por quanto tempo devemos aplica-lo?
Nas regiões grandes (ombro, cotovelo, coxa, joelho, tornozelo) a aplicação deve durar 30 minutos. Menos que isso, o efeito não é completo e mais do que isso é desnecessário e pode ser perigoso. Nos dedos das mãos e dos pés, o tempo não pode ser superior a 10 minutos.
Cuidados:
Se a contusão provocou um ferimento cortante e saiu sangue, cubra o local com gaze esterilizada para aplicar o gelo, evitando infecções. Não ultrapasse os 30 minutos. É perigoso deixar o local sob a ação do gelo por mais de uma hora porque pode ocorrer lesão nos nervos. 


Dicas:
Osmar de Oliveira
Médico do Esporte