Ouço muitas crititas pela renovação que o Cristalino está fazendo no amador adulto. Dizem que a onda do momento é "contratar" jogador de "fora", medalhões para que as equipes amadoras ganhem os importantes titulos municipais e regionais. Hoje ja está se tornando corriqueiro equipes do futebol amador pagar jogadores para atuarem com suas camisetas. Vejo tal pratica ate no campeonato rural de Pitangui.
A palavra CONTRATAR nunca devia ser usada em futebol amador, sendo esta uma pratica profissional, pois o que diferencia o futebol amador do profissional é: Futebol Profissional, atletas remunerados através de um contrato.
Infelizmente o pagamento de jogadores pelo futebol amador acaba prejudicando jogadores da base que almejam jogar no futebol amador. O pagamento de atletas acaba com a essencia das escolinhas de futebol, que visa formar o cidadão e o atleta para o futebol amador e as vezes profissional. Acho extranho que até empresas preferem patrocinar o futebol amador com fortunas que todos sabem que vão para os bolsos de dos aventureiros da bola e quando se cogita em investir um valor irrisório nas categorias de base a repulsa é total.
Muitas equipes do futebol amador ja se extinguiram, pois pagavam jogadores e quando a mina de dinheiro secou essas equipes não tinham categoria de base para sustentar o time de "cima" e foram obrigadas a pararem as atividades.
Sou orgulhoso de meus atletas da base estarem vestindo a camisa do time amador adulto do Cristalino. As vezes muitos criticam pelos atuais resultados, mas é uma semente para o futuro. Todos são craques e a cada dia estão adquirindo a bagagem importante para se tornarem icones no futebol regional. Muitos irão se render ao futebol de Popó, Warley, Pin, Doce, Marçal, Luquinha, Macarrão e muitos outros.