segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cristalino x Cruzeiro de Abaeté - Resenha da partida - Cat 95


Jogamos no sábado, dia 29 de outubro, na cidade de Abaeté, contra o Cruzeiro local, jogo valendo pela semi final do Campeonato Regional de Pompeu. A equipe estava motivada para a partida que estava marcada para as 14:30. Por problema de falta de organização da Liga Eclética de Pompéu o jogo começou as 17 horas. Todos os atletas ja estavam sem paciencia pois estavamos em Abaeté desde as 12 horas. 
Coloquei em campo os seguintes atletas: 1-João Marcelo, 2-Renan, 3-Andre, 4-Jonathan e 6-Wesley; 5-Caique, 8-Toni, 7-Hiwry e 10-Popó; 9-Wallison e 11-Warley. Suplentes: Pedro Henrique, Daniel Kroehling, Mateus, Junior, César, Washington e Erivelton, voltamos ao esquema 4-4-2
Minha equipe começou muito desligada da partida e o Cruzeiro tomava a iniciativa do jogo. O camisa 10 deles era o unico que ditava o ritimo do jogo e não conseguimos marcá-lo. As jogadas deles saiam frequentemente nas costas de nossos laterais. No segundo tempo resolvemos encarar o jogo como uma semi final e apos uma boa jogada de Popó o mesmo sofreu falta na entrada da área. Hiwry foi para cobrança e bateu com perfeição no canto esquerdo do goleiro, a meia altura, sem chance, marcando um bonito gol. Tive que substituir o zagueiro André que fazia uma boa partida, mas ja havia recebido cartão amarelo, e pelo historico da minha equipe, achei melhor substitui-lo, entrando Washington. A equipe de abaeté foi pra cima e nosso meio campo não marcou uma jogada que mesmo João marcelo defendendo tres chutes não evitou o gol, na quarta tentativa da equipe azul. Nesse lance o goleiro João Marcelo se contundiu e teve que ser retirado do jogo. Tive que improvisar o meia Pedro Henrique no gol e coloquei Daniel na lateral passando Renan pro meio campo. A equipe de abaete marcou o segundo gol encobrindo o goleiro improvisado Pedro, no final da partida. No ultimo minuto Hiwry faz uma jogada individual pelo lado esquerdo e cruza no segundo pau para a finalização de Wallison que empata a partida, levando para os penaltis.
COBRANÇA DE PENALTIS
1º Cruzeiro marcou                     1º Popó errou
2º Cruzeiro marcou                    2º Renan errou
3º Cruzeiro marcou                    3º Hiwry marcou
4º Cruzeiro marcou                    4º Wesley marcou
5º Cruzeiro marcou

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Leandro Libério - Macaco

Após rodar por diversos clubes brasileiros o nosso Leandro Libério, conhecido como Macaco, está de volta ao Cruzeiro Esporte Clube. Leandro, que é meu primo, atuou pelo Cristalino no mirim, infantil, juvenil e juniores. Ele rodou por grandes clubes do pais sendo União Barbarense, Cruzeiro, Internacional, Santos e novamente Cruzeiro. Estive com o Libério, como é chamado no Cruzeiro, no mes de setembro, na pampulha, juntamente com Carlinhos Catira e Celio Lucio, zagueiro do Cruzeiro de 1992 a 1994, e ele disse estar feliz no Cruzeiro e pretende se dedicar ao máximo. Leandro tem uma técnica individual invejavel e pode ser uma das revelações do futebol brasileiro em 2012. Espero que Leandro possa colocar sua carreira no rumo certo, pois tem qualidade pra isso e tenho em minha equipe alguns atletas que se espelham nele e torcem pelo sucesso do nosso Leandro Macaco.
Leandro Campeão em Águas de Lindóia pelo Cristalino
Ficha do Leandro no Site da Federação Paulista, na época de Santos FC

PERIODIZAÇÃO TÁTICA - Extinção do preparador fisico?

Wagner Mancini e José Mourinho, adeptos da Periodização Tática
Ainda pouco se fala no Brasil, mas na europa é a palavra de lei PERIODIZAÇÃO TÁTICA. Os grandes treinadores do velho continente já são adeptos a periodização, sendo seu principal disseminador o técnico JOSÉ MOURINHO e no Brasil um desses seguidores é o treinador do Cruzeiro WAGNER MANCINI. 
A periodização tática é o terror de todos os preparadores fisicos, pois se teme com a extinção do preparador com a assimilação da periodização pelos treinadores de futebol.
Na periodização tática, nada ou quase nada tem a ver com rendimento físico puro. Nesse conceito, tudo é dependente do modelo de jogo, organizado em princípios, sub-princípios.
  Enfim, nessa linha de trabalho não há espaço para o preparador físico, decisivamente, salvo na sala de musculação, função esta que pode ser destinada, também, ao fisioterapeuta. Assim, no campo de trabalho, as questões motoras específicas da modalidade são destinadas ao treinador e auxiliares técnicos que, em perfeita sintonia, têm plena consciência do modelo de jogo e trabalham apenas em função dele.
A intensidade do treinamento é algo determinante dentro da PERIODIZAÇÃO TÁTICA. Todos os treinos são realizados de forma específica e intensa, com baixa duração do treino. Através desse método, uma teoria básica do treinamento desportivo foi seguida. “aumenta a intensidade e diminui o volume”.
 Isso apesar de simples nos desportes em geral, no futebol era algo de difícil acesso pois em via de regra quem sempre aplicou os treinos técnicos eram os treinadores, que copiavam os modelos de treino que fizeram na época que atuavam como atletas, que era de um volume alto e uma intensidade baixa. Com isso se tornava um ciclo vicioso, onde todos sempre executavam os mesmo treinos sem inovação e mudanças, pois todos sempre faziam a mesma coisa, sem parar para analisar.
Ao longo dos anos diversos métodos de aplicação de treinamento iniciaram uma mudança nos métodos de preparação física dentro do futebol, especialmente dentro da aplicação dos treinos de força e do treinamento funcional. Contudo nas últimas décadas praticamente não havia mudanças dentro dos treinamentos técnicos e táticos, e quando ocorriam as pequenas mudanças pouco se modificava dentro do panorama geral de treino.
 O que certamente está se extinguindo é o preparador físico tradicional que apenas manda correr sem se preocupar com as decorrências específicas do treinamento do desporto. Cada dia mais o preparador físico no futebol é aquele que proporciona um equilíbrio muscular ao atleta de futebol através do ganho de força específica.
É necessária a atualização constante dentro do treinamento desportivo e em especial no futebol, a periodização tática veio ao encontro dessa necessidade, contudo afirmar que esta acabando o cargo de preparador físico é um erro tão grande quanto a petulância dos criadores do método.

Alguns trechos:
Sandro Sargentim - Preparador Físico e
Coordenador da pós graduação em Ciências no Futebol- UniFmu
Comentários:
Giovani Santos - Treinador do Juvenil do Cristalino

domingo, 23 de outubro de 2011

Resenha da partida - Cat 95 - Cristalino x Famorine - Campeonato Regional

O trio do meio campo Hiwry, Washington e Popó
No sábado, dia 22 de outubro, enfrentamos o Famorine pela ultima rodada da primeira fase do Campeonato Regional de Pompéu. Mesmo já classificado o Cristalino foi com força total para enfrentar o seu rival local e coloquei em campo a seguinte formação:
1 - João Marcelo, 2 - Renan, 3 - Serra, 4 - André e 6 - Wesley; 5 - Caique, 8 - Washington, 7 - Hiwry e 10 - Popó; 9 - Wallison e 11 - Warley. Na suplencia: Daniel Elias, César, Daniel Kroehling, Nandinho, Erivelton e Dionatan.
O jogo aconteceu debaixo de muita chuva e pela primeira vez nesse segundo semestre mudei o esquema tático de 4-3-1-2 para 4-4-2. A equipe se portou muito bem e o meio ficou muito técnico, com passes rápidos, jogadas em profundidade. O meia Hiwry se movimentava muito e Renan estava num dia inspirado. Somente o volante Caique dava segurança a defesa pois Washington participava mais do meio campo, bem ofensivo. Chutando de longa distancia e contando com a falha do goleiro Wallison fez mais um gol no campeonato e abriu o placar com menos de 10 minutos do primeiro tempo. Aos 15 minutos o Zagueiro Serra foi expulso e ficou com Andre a missão de segurar o jogo sozinho durante todo o primeiro tempo, e conseguiu fazer com tranquilidade. Apos receber uma bola no meio campo o lateral Renan avançou fechando pelo meio e a uns 4 metros depois do meio campo ele chutou para o gol, fazendo um bonito gol.
No segundo tempo troquei Washington por Daniel Kroehling, pois Washington estava voltando de contusão,  tirei o atacante Warley e o lateral Wesley com cartão amarelo e coloquei os dois zagueiros César e Dionatan passando o esquema para um 3-5-1, o jogo ficou concentrado no meio campo estando somente Wallison no ataque. Nos ultimos 15 minutos coloquei dois laterais (Nandinho e Erivelton), passei o Renan para a meia e voltei com o esquema com 2 laterais. Mesmo com um jogador a menos desde os 15 minutos do primeiro tempo conseguimos jogar bem durante toda a partida e com outras chances de gol.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Atletas campeões

Vitor e Pietro
Como sempre dedico um espaço no meu blog para os meus ex atletas, gostaria de falar hoje da Copa Revela Brasil realizada em Caetanópolis/MG. Alguns ex atletas foram campeões jogando essa copa pela equipe do Santa Luzia, da cidade de Contagem. O Santa Luzia foi campeão em duas categorias, juvenil e infantil. Meus ex atletas Pietro, Gabriel, Gustavo e Vitor estão hoje fazendo parte da equipe do Felisberto. O Meia Gabriel foi o destaque da copa.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Contagem FC - Willian Jorge


Com um futebol envolvente, de muita determinação, o Contagem bateu a forte equipe do Araxá por 2 x 1, e segue firme nas disputas da Segunda Divisão. A equipe que perdeu o primeiro tempo por 1 x 0, voltou para a segunda etapa com postura diferente, tomando iniciativa de jogo, e não demorou muito para chegar ao empate pois aos 20 minutos Luis Augusto fez o gol de empate escorando cruzamento do lateral direito Luiz Gustavo, aos 30 minutos novamente ele, Luiz Augusto, após receber passe de Hamilton Jr., desferiu um balaço de fora da grande área fez um golaço, digno para quem pagou o ingresso para assistir o jogo. Após o jogo o vestiário contagense era só alegria, para o treinador Adailton Nunes. A equipe jogou e venceu com Gustavo, Luiz Gustavo, Juliano, Douglas (William Jorge), e Romário, Guilherme, Samuel (Tales), Felipe e Pedrinho (Juninho), Luiz Augusto e Hamilton Jr. Os treinos nesta segunda feira será pela manhã, uma parte faz treino regenerativo na sede do clube, enquanto os atletas que não jogaram ou jogaram pouco participa de um treino coletivo contra a equipe junior no campo do Santa Luzia, as 9hs., na Quarta o time enfrenta o Social em Fabriciano, equipe que vem de boa vitória sobre o Democrata/SL por 3 x 1, jogando fora de casa.
Fonte: http://contagemesporteclube.blogspot.com.br

domingo, 9 de outubro de 2011

Resenha da partida Cristalino x Nucleo

Daniel, unico volante não expulso na partida
Com menos de 24 horas de descanço, retornamos a campo pelo Campeonato Municipal, desta vez para enfrentar-mos a equipe no Nucleo. O Nucleo ja havia batido o Famorine e esse jogo se tornou de suma importancia pra nos, ja que haviamos sido derrotados pelo famorine. Com os mesmos problemas de desfalques, escalei para esse jogo: 1 - João Marcelo, 2 - Pedro Henrique, 3 - Cézar, 4 - Jhonatan e 6 - Wesley; 5 Wallace, 8 - Toni, 7 - Daniel Kroehling e 10 - Popó; 9 - Wallison e 11 - Warley. Na suplencia: Bergal, Wembley, Mateus, Nandinho e Thalyson.
Começamos bem a partida, tomando as iniciativas, porem finalizando mal. Aos 12 minutos da partida perdemos o volante Toni, por expulsão. Jogando com 1 a menos, não abdicamos do ataque e marcamos o primeiro gol com Wallison. No segundo tempo o volante Wallace também foi expulso e após Bergal também expulso junto  com um adversário. Jogando com apenas 7 na linha, tive que recompor o sistema defensivo, passando a jogar com 4 zagueiros, 1 volante, 1 meia e 2 atacantes. Somente Daniel Kroehling fazia a marcação no meio campo, ficando mais a frente Popo, Wallison e Warley. Conseguimos marcar o segundo gol com uma jogada individual de Popó e a partida se encerrou com 2 x 0, porém ja penso que terei muita dificuldade pra montar a equipe para a proxima rodada do Municipal.

Resenha da partida Cristalino x Abadia

Wallison, expulso no jogo com o Abadia
Jogando pela quarta rodada do Campeonato Regional da Liga Eclética de Pompéu, enfrentamos o Abadia, no nosso campo. Para esta partida tive muita dificuldade para montar a equipe, pois tinha 6 desfalques sendo eles: Renan, Hiwry, Serra, André, Washington e Wallison. Mesmo com esses desfalques a equipe foi competitiva, porém tropeçou novamente nos erros de finalização. 
A equipe jogou com: 1 - João Marcelo, 2 - Ferry, 3 - Bergal, 4 - Jhonatan e 6 - Wesley; 5 - Caique, 8 - Toni, 7 - Wallace e 14 - Pedrinho; 10 - Popó e 11 Warley. Na suplencia: Juliato, Nandinho, Paulo Vinicius, Daniel Kroehling e Daniel Elias.
A equipe começou muito bem pressionando, mas aos poucos foi dando espaço ao Abadia que passou a gostar da partida. Com uma falha da nossa defesa eles abriram o placar. Depois com a expulsão de Pedro perdemos um dos meias de articulação em campo e tentamos desordenamamente conseguir o empate, porem tomamos o segundo gol.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Treino do dia 30/09/2011

Treino do dia 30/09/2011
Ultimamente esta muito dificil de treinarmos, pois estamos jogando uma média de 8 jogos por mes, dois por cada final de semana. Estamos trabalhando somente para manter o condicionamento fisico, tentando melhorar alguns fundamentos e finalização vem sendo a palavra de ordem.
Analizando os scalts das ultimas partidas, observo que estamos errando muitos gols, a maioria deles fáceis, por isso os treinos de finalização estão se tornando constantes.


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Resenha da Partida Cristalino x Afacem, cat 95

Pela terceira rodada do Campeonato Regional de Pompéu, jogamos na cidade de Moema contra o AFACEM. Mesmo com a equipe desfalcada conseguimos mostrar um futebol de qualidade. Estavamos com a ausencia de Sávio e Paulo Vinicius; os zagueiros Serra e André; os laterais Renan e Ferry e os meias Hiwry e Gabriel, num total de 8 desfalques. Coloquei em campo os seguintes atletas: 1 - João Marcelo, 2 - Daniel Kroehling, 3 - Bergal, 4 - Dionatan e 6 - Wesley; 5 - Caique, 8 - Toni, 7 - Washington e 10 - Gustavo Popó; Warley e Wallyson. Na suplencia: Wallace, Junior, Pedrinho, Juliato, Nandinho e João Vitor.
A equipe do AFACEM estava abusando das entradas violentas e não era coibida pelo árbitro. Ainda no primeiro tempo perdemos o volante Washington por contusão apos uma dividida, sendo substituido por Pedrinho, Wesley que também sofreu uma entrada violenta continuou a partida no sacrificio. O meia Gustavo estava sendo caçado em campo com diversas faltas. Apesar do jogo muito duro conseguimos penetrar com facilidade na defesa adversária por diversas vezes porem finalizando mal. Em uma jogada de ataque apos varias tentativas de finalização e bate-rebate na área adversária, Pedrinho conseguiu marcar o primeiro gol do Cristalino; Após Wallison marcou o segundo gol. 
 No segundo tempo Wallison da uma arrancada do meio campo e ao se aproximar da área é parado com um carrinho por tras, nesse momento ele levanda e empurra o adversário. A partir dai se iniciou uma confusão, onde empurrões partiram das duas equipes, sendo que o árbitro expulsou Wallison e um jogador do AFACEM. Apos paralização o jogo se reinicia e um jogador de moema faz uma jogada incrivel, consegue driblar todo meu sistema defensivo, inclusive o goleiro e o gol é impedido pelo Caique, que tirou em cima da linha. Após fizemos mais um gol com Warley e tomamos um gol com um chute de fora da área e um pouco de falta de atenção de nosso goleiro. Ao final da partida Toni chutando de longe faz um golaço encobrindo o goleiro. Final da partida Cristalino 4 x 1 Afacem.