segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Importância da Alimentação

Renato Augusto - CR Vasco da Gama - Treinamento
Quando se fala da preparação para treinos e jogos de Futebol, a alimentação faz sempre parte dos seus planos? Estará demasiado ocupado, demasiadas vezes? Aprenda porque não deve negligenciar a nutrição pré-exercício…
De fato, um dos maiores erros cometidos pelos jogadores de futebol e atletas, particularmente aqueles que se apressam a ir da escola ou do trabalho para os treinos, é treinar de estômago vazio. A sua grande desculpa é a “falta de tempo” mas muitas vezes trata-se, em primeiro lugar, de falta de responsabilidade.
A equação alimentação saudável + exercícios físicos = saúde é conhecida de muita gente, mas conciliar os dois fica cada vez mais difícil quando apelos externos fazem com que uma dieta saudável tome outros rumos, principalmente no horário do almoço. Segundo especialistas, uma alimentação saudável necessita de carboidratos, lipídeos e proteínas, além de vitaminas, sais minerais e fibras, devidamente balanceados em suas quantidades.
Um almoço de qualidade, deve conter carboidratos, preferencialmente integrais; proteína, preferencialmente magra; gorduras saudáveis, como azeite de oliva; vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras, através de vegetais, legumes, frutas (sucos ou sobremesas).
A combinação arroz com feijão é extremamente saudável e nutritivo, combinando carboidratos saudáveis, fibras alimentares, proteína de alto valor devido ao complemento dos aminoácidos do feijão combinados com o arroz.
Emerson - Atlético MG, lanche após jogo da Taça BH 2012
. Alimentar-se antes dos treinos/jogos ajuda a prevenir níveis baixos de açúcar no sangue

Os hidratos de carbono presentes nos cereais, bolachas, fruta ou outro alimento rico em hidratos de carbono que ingere antes do esforço ajudam a prevenir tonturas, fadiga, visão turva e dificuldade em tomar decisões que resultam de uma hipoglicémia (diminuição dos níveis de açúcar no sangue) e interferem com uma óptima performance.

· Os hidratos de carbono pré-exercício “alimentam” os músculos

Os alimentos ingeridos antes do esforço fornecem energia aos seus músculos quer através dos hidratos de carbono que são ingeridos com a necessária antecedência (várias horas antes) para serem armazenados na forma de glicogénio, quer através dos hidratos de carbono que ingere na hora prévia ao início do treino/jogo, os quais são digeridos e transformados em moléculas mais simples (glicose) para serem directamente convertidos em energia. Ao ingerir hidratos de carbono antes do esforço estará a alimentar não só os seus músculos mas também o seu cérebro, para o ajudar a concentrar-se.
Leandro - Gremio RS - Jatar em comemoração ao titulo da Taça BH
· Comer antes do esforço “tranquiliza” o estômago

Para a maioria dos futebolistas, a ingestão de um snackpreviamente ao treino/jogo “acalma” o estômago e mantém a sensação de fome afastada. No entanto, todo o atleta deve estar ciente de que não pode comer uma grande porção de lasanha em vez de algumas bolachas simples, apenas 20m antes do exercício! Tente seguir as seguintes orientações gerais, relativas ao tempo de digestão antes de um treino intenso:

  • 3-4 horas para uma refeição “grande”;
  • 2-3 horas para uma refeição mais leve;
  • 1-2 horas para uma refeição líquida ou um batido;
  • Menos de uma hora para um pequeno snack, conforme tolerado.

· - As bebidas ingeridas antes do exercício contribuem para atingir os objectivos de hidratação e de ingestão energética

Ao beber um sumo de fruta natural ou uma bebida desportiva antes do exercício estará a optimizar simultaneamente a sua ingestão de líquidos e de hidratos de carbono

FONTE: