quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Histórias da bola

Tenho costume de ouvir a  Rádio Nova Veredas FM, de Bom Despacho, o programa de esportes da equipe "A dona da Bola" com meus amigos Marquinhos, Ranchinho, Fabiano e demais. Hoje estava participando do programa o ex jogador Deco da Associação. Não vi a Associação dessa época jogar mas dizem que era um time mágico. Como Deco mencionou o nome do Dr Marcial, natural de Tupaciguara/MG, ex goleiro do Atlético Mineiro e que ja defendeu o CAP de Pitangui, resolvi fazer uma pesquisa e colocar algumas curiosidades e como anda o Dr Marcial.
Dr Marcial em 1962 no Atlético MG
Marcial, que disputou somente 37 jogos com a camisa alvinegra, conquistou o título mineiro de 1962 (o Atlético perdeu o primeiro clássico por 1 a 0 e venceu os dois seguintes por 2 a 1, no início de fevereiro) e ainda defendeu o Brasil no Sul-Americano. Ao todo, foram sete partidas pela Seleção Brasileira. Pelo Flamengo, ele atuou em 87 jogos até 1965, quando se transferiu, curiosamente, para o Corinthians, que quase o contratara anos antes. Pelo time do Parque São Jorge foram 82 partidas até 1967, quando encerrou a carreira, aos 26 anos, para se dedicar a outra paixão, a medicina, que exerce até hoje. Depois de trabalhar por vários anos em Pitangui, Marcial é médico anestesiologista do Hospital Universitário São José, em Belo Horizonte.
 Dr Marcial vendo algumas fotos antigas no Bar do Verinho
Em Pitangui, além de médico, contador de causos, "frequentador dos mais longínquos butecos", foi goleiro e treinador do Clube Atlético Pitanguiense - CAP. Fica aqui nossa homenagem ao grande homem, grande profissional, grande esportista.
 Dr Marcial em 1962 no Atlético e Hoje, anestesista em hospital de BH

          Bar do Verinho
          Jornal Estado de Minas de 24 de fevereiro de 2010 "A polêmica venda de Marcial"