domingo, 30 de dezembro de 2012

GELO - Um santo remédio

Esse video eu gostaria que todos os meus atletas assitisem esse video. O gelo é preventivo e curativo, e todos devem aprender a forma correta de se utilizar esse medicamento super barato.
No momento do trauma é de grande importância o uso do gelo para evitar ao máximo o sangramento intramuscular e o hematoma na pele.
Cubos de gelo, embrulhados em saco plástico e toalha limpos, também funcionam. O contato direto do gelo com a pele pode provocar queimaduras, por isso uma toalha é necessária. 
Evite também o uso de bolsa de água quente sobre esse tipo de lesão. Isso vai aumentar o sangramento, o hematoma, o processo inflamatório e a dor, já que o calor favorece a dilatação dos vasos e o sangramento loca.
LEMBRE -SE: SE HOUVER INCHAÇO, ESTIVER ROXO OU AVERMELHADO USE GELO, NÃO USE O CALOR.


Por quanto tempo devemos aplica-lo?
Nas regiões grandes (ombro, cotovelo, coxa, joelho, tornozelo) a aplicação deve durar 30 minutos. Menos que isso, o efeito não é completo e mais do que isso é desnecessário e pode ser perigoso. Nos dedos das mãos e dos pés, o tempo não pode ser superior a 10 minutos.
Cuidados:
Se a contusão provocou um ferimento cortante e saiu sangue, cubra o local com gaze esterilizada para aplicar o gelo, evitando infecções. Não ultrapasse os 30 minutos. É perigoso deixar o local sob a ação do gelo por mais de uma hora porque pode ocorrer lesão nos nervos. 


Dicas:
Osmar de Oliveira
Médico do Esporte

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Resenha da Partida - Cristalino x Abadia - Final da copa fique sabendo - juvenil


Jogando ontem (16/12/12) na cidade de Martinho Campos, nosso juvenil se sagrou campeão da Copa Jornal Fique Sabendo.  Foi um torneio relâmpago, pois estava já no final do ano e fechamos com chave de ouro. Na primeira partida empatamos em casa por 1 x 1 e nesse jogo um novo empate levaria aos pênaltis.
Escalei a equipe na seguinte formação
1 – Daniel, 2 – Renan, 3 – Marcus Vinicius, 4 – Junior e 6 – Marçal; 5 – Lucas Camilo, 8 – Caique, 7 – Luizinho e 10 – Popó; 9 – Warley e 11 – Taffarel
A formação 4x4x2, com Taffarel atuando como atacante Pivo, para ajeitar jogadas para o atacante Warley e para os meias Popó e Luizinho que são leves e rápidos.
PRIMEIRO TEMPO
O Abadia por estar em casa pressionava mas nosso sistema defensivo estava muito bem, os zagueiros, laterais e volantes não facilitavam para a ofensiva do abadia. Gustavo Popó não conseguia repetir as mesmas atuações anteriores e se mostrava bastante nervoso.  Em um lance de oportunismo Taffarel  recebe uma bola e toca vagarosamente no canto, sem chance para o goleiro, fazendo 1 x 0. Já estávamos com dois jogadores com cartão amarelo, o volante Caique e o meia Popó.  Em jogada característica de habilidade de Warley pelo lado esquerdo , tocou pra traz, fazendo a famosa Constantinopla, pegando Lucas Camilo dentro da área, que recebeu puxou para a perna direita, porém no chute a bola subiu muito. Ao encerrar o primeiro tempo, Popó se desentende com um jogador do Abadia e os dois são expulsos.
Victor Taffarel marcou o gol do Cristalino ainda no primeiro tempo
SEGUNDO TEMPO
Para o segundo tempo já começamos com dois problemas,  Warley manifestou cansaço pois já havia atuado no jogo dos juniores e Taffarel  reclamava de dores no calcanhar. Pra completar estava com os dois volantes amarelados. Primeira providencia foi retirar o volante Lucas Camilo que estava muito bem na partida, mas tinha amarelo e coloquei o volante Daniel Kroehling. Saquei Taffarel que já dava sinais de cansaço e a contusão no pé e coloquei Pedrinho, que também estava cansado por ter atuado nos juniores.  Aos 15 minutos do segundo tempo, falta na linha da grande área para o abadia, que cobra rasteira e a bola entra sem chances para Daniel, empatando a partida. Esse resultado levava a partida para os pênaltis. Warley não rendia o mesmo e já tinha jogado 20 minutos a mais do momento que reclamou comigo cansaço, coloquei Kelvin em seu lugar. Após 5 minutos de sua entrada Daniel Kroehling  sentiu uma contusão e pediu substituição, coloquei em seu lugar Juliato. Chances apareciam para os dois lados e Kelvin teve a chance de matar o jogo, recebeu uma bola e ficou cara a cara com  o goleiro, porem chutou em cima dele. Renan  também teve sua chance, driblou meio time e não teve forças para continuar na jogada. Pedrinho já reclamava de câimbra nas duas pernas e a juíza encerrou  a partida.

PENALIDADES
Cobradores: 1 – Renan, 2 – Marçal, 3 – Marcus Vinicius, 4 – Kelvin e 5 – Juliato.
Todos os nossos cobradores converteram e o goleiro Daniel Elias foi em todas as bolas, mas não conseguiu as defesas, porém um jogador do Abadia cobrou um pênalti no travessão.
Agradeço a todos os meus atletas que estiveram comigo durante o ano de 2012, agradeço aos atletas nascidos em 1995 que encerraram seu ciclo no juvenil, aos 96 que jogaram de igual pra igual com qualquer um e aos 97 que estão chegando nos dão esperança da manutenção de um grande elenco.
GOLEIRO:        Daniel Elias
LATERAIS:       Igor Marçal
                          Renan Santos
                          Adilson Junior
                         Erivelton  Aguiar
                         Luiz Fernando
ZAGUEIROS:  Victor Taffarel
                         Marcus Vinicius
                         Derli Junior
                        Thales Costa
VOLANTES:    Caique César
                        Lucas Camilo
                        Daniel Kroehling
                        Leandro Godoy
MEIAS:           Gustavo Henrique
                        Luiz Henrique
                        Pedro Henrique
                        Otávio Juliato
ATACANTES: Warley Gabriel
                         Kelvin Silva

domingo, 16 de dezembro de 2012

JUNIORES CAMPEÕES DA COPA JORNAL FIQUE SABENDO


Apesar de não ter acompanhado o jogo da categoria juniores por completo, gostaria de dedicar esse pequeno trecho do blog a categoria. Esse titulo veio para fechar o ano com chave de ouro e para reparar a eliminação no regional de juniores que fatalmente seriamos campeões.
A partida aconteceu no distrito do Engenho do Ribeiro, campo do Recreativo, e tinhamos a vantagem do empate, graças a primeira partida em casa, que ganhamos por 1x0.
Nao assisti a partida, mas segundo narração de alguns atletas foi um empate heróico, pois o empate saiu quando o time estava com um jogador a menos, por expulsão.
Os gols foram marcados por Dalyson e Fred empatou aos 38 minutos do segundo tempo, garantindo assim o titulo para o Cristalino.
Parabens a todos os atletas:
ALEXANDRE DANIEL
FAYSON THOMAS
DAVID ERIC
ALEF JUNIOR
DOUGLAS BRAGA
FLAVIO JUNIOR
GABRIEL CAMPOS
GUILHERME CESÁRIO
GUSTAVO CESÁRIO
GUILHERME ALEXANDRE
FILIPE SANTOS
THIAGO GONÇALVES
DALYSON ELIAS
MARCUS VINICIUS
LUCAS PAULINO
RICARDO COSTA
WARLEY GABRIEL
GUSTAVO POPÓ
CAIQUE CÉSAR
FRED XAVIER
JUNINHO XUXA


Categoria 98 Campeã Municipal 2012


Categoria 1998 campeã municipal de 2012. Um grupo pequeno, humilde, mas que a cada ano vem se desenvolvendo, com tecnica e qualidade. Sempre fazendo ótimas campanhas nos ultimos municipais, sendo vice em 2011 e agora campeã.
A campanha da categoria no municipal de base
JOGOS: 07
VITORIAS: 03
EMPATES: 03
DERROTAS: 01
GOLS MARCADOS: 15
GOLS SOFRIDOS: 06
Wingrisson Artilheiro
ARTILHEIROS:
Wingrisson: 06
Wallison: 02
Caio: 02
Arlinho: 01
Carlinhos: 01
Thales: 01
Iguinho: 01

Gostaria de parabenizar a categoria e dizer que estou muito feliz com o crescimento de cada um de voces, e espero que para 2013 possamos estar juntos para novas conquistas.
Goleiros: Thalles e Gabriel
Zagueiros: Igor Boca, Lucas Periquito e Willian
Laterais: Carlinhos, Gabriel e Iguinho
Volantes: Thales, Nathan, Lucas
Meias: Arlinho, Caio
Atacantes: Wingrisson e Wallyson


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Resenha da Partida - Cristalino x Recreativo - Juvenil

Trio Luizinho, Caique e Igor Marçal, pegada no meio campo.
Partimos para realizar a ultima partida da primeira fase da copa jornal fique sabendo de futebol junior, com a responsabilidade de vitória, o unico placar que servia para nossa equipe. Felizmente, pela terceira vez consegui repetir a formação na categoria juvenil, o que garante um melhor entrosamento em jogo. Pela frente teriamos que enfrentar o Recreativo, que na verdade era o Famorine, jogadores e treinadores, que representam o Recreativo nesta competição, pois o Recreativo não possui juvenil.
Escalei para a partida os seguintes jogadores:
1 - Daniel Elias, 2 - Igor Marçal, 3 - Junior, 4 - Marcus Vinicius e 6 - Erivelton; 5 - Lucas Camilo, 8 - Caique, 7 - Luisinho e 10 - Gustavo Popó; 9 - Warley e 11 - Taffarel.

Debaixo de muita chuva jogamos ofensivamente e com muita raça e pegada no meio. O quadrado composto por Lucas, Caique, Luizinho e Popó jogavam com muita raça e não acreditavam em bola perdida, conferindo todas.
Taffarel peça importante nas jogadas ofensivas
No primeiro tempo, apos lançamento o atacante Taffarel ajeitou como pivô para Popó que aproveitou a bobeada do sistema defensivo dos adversários e marcou o primeiro gol, num chute sem chance para o goleiro.
Ainda no primeiro tempo  o Atacante Wallison do Recreativo tentava de todas as formas vencer o sistema defensivo do Cristalino e em uma de suas investidas foi desarmado bravamente por Lucas Camilo que viu popo no mano com o zagueiro, lançando a bola Popó recebeu a bola um pouco a frente do meio campo, ganhou na corrida dos zagueiros e na saida do goleiro ele deu um toque sutil por cima, encobrindo o goleiro, marcando o primeiro gol.
Marcus Vinicius e Junior garantiam a tranquilidade de Daniel Elias, nao permitindo que o adversário chegasse proximo ao nosso gol. Igor Marçal dava raça e sangue nas disputas de bola e não aceitava bola perdida.
Taffarel e Warley alem de preocupar a zaga do adversário segurava também os volantes, facilitando assim para os meias.
O primeiro tempo encerrou em 2 x 0. No segundo tempo, em uma jogada na lateral do campo o zagueiro Marcus Vinicius se contundiu, tendo que ser substituido, entrando no seu lugar o atacante do infantil Kelvin. Saiu também o atacante Warley, que seria utilizado nos Juniores entrando em seu lugar o meia Juliato, da categoria infantil
Kelvin ao receber uma bola do lado esquerdo partiu pra cima da defesa adversária, driblando dois marcadores, tendo a chance de marcar seu gol, porém ele viu Popó livre do lado esquerdo e preferiu passar a bola pra ele, que marcou seu terceiro gol na partida.
Lucas Camilo, esforço ao maximo, Daniel Segurança no gol
Popo que estava em um dia iluminado entrou a area, driblou o adversário e sofreu um penalti, que ele mesmo cobrou e marcou seu quarto gol na partida. Ainda no segundo tempo entrou na partida o lateral Adilson em lugar de Luizinho que jogou muito bem e apanhou bastante na partida, e também parecia um pouco nervoso por tomar tantas pancadas no jogo. 
Luiz Fernando, também do infantil entrou no lugar do lateal Erivelton. Mesmo com alguns jogadores infantis o Cristalino ainda marcou mais um gol, novamente com Popó, que driblou o goleiro e fechou o placar em5 x 0.
Minha equipe provou mais uma vez o que pode fazer, não pelo resultado, pelos gols, mas sim pela garra e vontade, bem como a disposição tática em campo, pois cada um cumpriu sua função dentro de campo. Essa equipe vai nos dar muitas alegrias.
Gustavo Popo, literalmente fez chover

Resenha da Partida - Cristalino x Cruzeiro de Luz - Categoria 97

Os campeões - Cristalino
Chegamos mais uma vez a uma final de campeonato, desta vez no Campeonato Regional da UCASF. A competição era composta de 8 equipes participantes e fizemos uma grande final com a forte equipe de Luz. Uma semana antes, pude assistir a partida do Cruzeiro de Luz contra o União de Martinho Campos, com uma vitoria do time de Luz por 4 x 0. 
O Adversário -Cruzeiro de Luz
Observando que o Cruzeiro jogava explorando as jogadas na lateral do campo, para cruzar a área e aproveitar a estatura de seus jogadores para o cabeceio, jogamos no intuito de neutralizar essa jogada. Coloquei a equipe em campo com a seguinte formação:
1 - Daniel, 2 - Gabriel, 3 - Thales, 4 - Luis Fernando e 6 - Boresca; 5 - Nandinho, 8 - Leandro, 7 - Thalles e 10 - Juliato; 9 - Netinho e 11 - Kelvin.
O gol saiu ainda no inicio da partida, apos maravilhosa jogada de Netinho que recebeu a bola, ganhando dos zagueiros na corrida e aproveitando a saida do goleiro e o encobriu. O primeiro tempo encerrou em 1 x 0. 
No segundo, no inicio, perdemos dois gols claros, o que nos custou quase no final da partida o empate, forçando a partida a seguir para as penalidades. Todos os atletas jogaram muito bem, tanto que não houve necessidade de substituições. 
Nas cobranças aconteceu o seguinte:
Abrimos as cobranças com Gabriel, 98, que assumiu a responsabilidade e disse que iria cobrar em primeiro lugar, convertendo a cobrança, porém o goleiro passou perto de defender.
O Cruzeiro cobrou e Daniel foi na bola, porem a cobrança foi bem no canto.
A segunda cobrança ficou a cargo de Netinho, que ja havia marcado um gol na partida, porem Neto foi infeliz na cobrança e isolou a bola pra cima.
Na segunda do Cruzeiro eles converteram
Terceira cobrança ficou a cargo de Nandinho, que bateu forte a meia altura, o goleiro foi na bola mas sem chances.
A terceira cobrança o Cruzeiro converteu
Juliato - Frieza na cobrança
Na quarta cobrança Juliato com a sua frieza jogou bem no canto, com o goleiro ficando paralizado.
A quarta do Cruzeiro foi convertida.
A quinta cobrança, ficou a cargo do Leandro, se ele não fizesse a vitoria seria do Cruzeiro, porem Leandro converteu sua cobrança, deixando a responsabilidade do goleiro Daniel.
O atleta do Cruzeiro foi para a quinta cobrança, Daniel esperou a definição do cobrador e ficou esperando no meio, onde a bola foi, e Daniel fez a defesa.
Partimos para as cobranças alternadas
Iniciamos com o atacante Kelvin, que na semi final não cobrou e bateu firme a meia altura colocando o Cristalino na frente
O atleta do Cruzeiro cobrou e Daniel operou mais uma de suas defesas de penalti, garantindo mais um titulo para a categoria 97 do Cristalino.
Comemoração
Uma conquista mais que merecida, pois nesse campeonato foi somente uma derrota, uma equipe compacta e unida, chegando a mais um titulo. O artilheiro da competição foi nosso volante Thalles,   e fica aqui a minha reclamação sobre o goleiro menos vazado, pois o goleiro do ARCE recebeu o trofeu de menos vazado mas jogaram somente 4 jogos, enquanto o segundo menos vazado, Daniel jogou 8 jogos, o dobro e ainda chegou na final. Fica um item pra ser levado na reunião do campeonato de 2013.
Daniel Elias, destaque na semi final e na final
Agradeço a todos os meus atletas, mas ainda não podemos comemorar, pois estamos chegando a mais uma fase decisiva de outra competição, o campeonato Municipal de Base. Então meus guerreiros, vamos seguindo que a luta continua e não podemos descansar, com fe em Deus.

Fotos do site

sábado, 17 de novembro de 2012

Resenha da partida - Cristalino x Arce - Categoria 97

Jogamos hoje na cidade de Luz a semi final do campeonato regional realizado pela UCASF. Enfrentamos a equipe do Arce de Lagoa da Prata e o jogo não foi muito bom. Nos não conseguimos apresentar um futebol de qualidade e a equipe não rendeu o esperado.


Entramos em campo com a seguinte formação:
1 Daniel, 2 Gabriel,  3 Luiz Fernando, 4 Thales Chaves  e 6 Wellington; 5 Nandinho, 8 Thalles, 7 Leandro e 10 Juliato; 9 Wingrisson e 11 Kelvin.
Suplentes: Carlinhos, Netinho, Gilmar, Wallyson, Vitorino, Gabriel e Willian
Apesar do jogo muito ruim, o jogo terminou com um 0 x 0 no placar, resultado que levava aos pênaltis.
Cobrança de Penalti
1 – Gabriel – Errou
2 – Nandinho – Converteu
3 – Juliato – Converteu
4 – Leandro – Converteu
Nosso goleiro Daniel Elias defendeu duas cobranças e o adversário chutou uma pra fora.
Agora vamos jogar a grande final contra a forte equipe do Cruzeiro de Luz.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Diego Ferraresso é operado

Diego, lateral esquerdo do Lokomotiv Plovdiv da Bulgária
Ontem, dia 07/11/2012, o craque Diego Ferraresso, entrou na sala de cirurgia para realizar uma intervenção cirurgica  de ernia. Graças a Deus correu tudo bem e Diego ja esta em fase de recuperação, para voltar logo aos gramados.
Diego esta numa excelente fase. Jogando no Lokomotiv Plovdiv, da Bulgaria, Diego foi um dos destaques na ultima partida, antes de sua cirurgia. Apesar de sentir dores Diego foi para a partida defendendo as cores do Lokomotiv no jogo contra o Botev e foi o melhor em campo nesta partida.
Diego que recentemente se naturalizou Bulgaro e rapidamente ja teve sua convocação para a Seleção da Bulgária, situação mais que merecida pelas ultimas atuações de Diego pelo Lokomotiv.
A cirurgia foi realizada na Sofia Clinic e foi bem sucedida. Após 20 dias Diego vai começar a treinar sem bola. As previsões de especialistas é que, depois de 30 dias de operação Diego vai realizar sessões com a bola
Diego nos braços da torcida após uma belissima atuação no clássico Bulgaro
Na NGT Cup 2010 tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com o jovem atleta Diego Ferraresso. Um jogador humilde e extremamente habilidoso. Jogador que agrega muito a qualquer grupo que participa e um atleta de equipe. 

 Diego jogando em 2010 pelo Cristalino em Águas de Lindóia
 Atualmente no Lokomotiv


sábado, 3 de novembro de 2012

Resenha da Partida - CRISTALINO X FAMORINE - Cat 95

Lance que mostra a raça e a vontade dos atletas


Sem chances de classificação, a categoria 95 jogou hoje contra o Famorine, pela ultima rodada da primeira fase do regional da UCASF. O elenco estava sobrecarregado pelo jogo de sexta feira a tarde em Martinho Campos e em menos de 18 horas já entramos novamente em campo. Apesar do jogo não valer absolutamente nada, nossos atletas não entram em campo para brincar.
Escalei o time com a seguinte formação:
1 – Daniel Elias, 2 – Adilson, 3 – Junior, 4 – Ni ( C ) e 6 – Erivelton; 5 – Lucas Camilo, 8 – Marçal, 7 – Pedrinho e 10 – Popó; 9 – Warley e 11 – Bruninho.
Suplentes: Juliato, Du, Leandro, Kelvin, Nandinho
Gostaria de destacar o que o juvenil fez nos jogos desse final de semana, não fez durante todo o ano. Destaco o empenho, a entrega e a qualidade técnica. Atletas como Lucas Camilo, Marçal, Ni, Adilson e Eri estão numa crescente. Atletas já consolidados como Popó, Pedrinho e Warley fizeram valer a qualidade técnica individual. Muitas chances de gol desperdiçadas por nosso elenco, com chances do Warley, Bruninho, Junior, Popó e Pedrinho. Apesar do placar ter permanecido em 0 x 0 foi uma das melhores partidas apresentadas durante o ano. Isso mostra que a equipe vai muito forte e focada na disputa do regional de juniores e juvenis.

Resenha da Partida - CRISTALINO X FAMORINE - Categoria 97

Categoria 97 - Classificada para a Semi Final
Jogamos nessa manha a ultima partida da primeira fase do Campeonato Regional da UCASF. O jogo aconteceu no estádio Pedro Lino da Costa, campo do Famorine, contra os donos da casa. 
Entramos em campo com a seguinte formação:
1 - Daniel Elias, 2 - Gabriel, 3 - Thales, 4 - Luiz Fernando e 6 - Boresca; 5 - Leandro, 8 - Thalles Costa, 7 - Nandinho e 10 - Juliato; 9 - Netinho e 11 - Kelvin.
Suplentes: Felipe, Vitorino, Carlos, Wallyson, Wingrisson, Arlim
Gostei muito da movimentação da equipe em campo. Mais uma vez conseguimos mostrar um excelente futebol. O meio campo formado com Leandro, Thalles, Nandinho e Juliato esta a cada dia mais compacto e ofensivo. Nosso ataque voltou a marcar gols e temos agora o artilheiro da competição. Os gols sairam dos craques Thalles (2), Netinho (2) e Kelvin. O jogo transcorreu dentro da tranquilidade e atuamos usando meio campo (campo de defesa do adversário) fazendo com que o goleiro Daniel Elias não tivesse trabalho nenhum durante o jogo.
Agora vamos esperar o nosso adversário para a Semi Final.

Resenha da Partida - CRISTALINO X ABADIA - Categoria Juniores



Fiz hoje minha despedida como treinador da equipe de juniores. Assumira agora o treinador Paulo Euvécio. A estreia do campeonato regional foi no campo do Abadia e começamos com a seguinte formação:
1 Alexandre, 2 Gabriel (Douglas), 3 Alef (Gui), 4 David e 6 Flávio (Warley); 5 Filipe, 8 Juninho (Coelho - Marcão), 7 Popó (Pedrinho - Guilherme) e 10 Dalyson, 9 Ricardo e 11 Fred
O primeiro tempo jogamos muito mal, as jogadas não saiam e a equipe estava perdida em campo. Apesar do mal futebol tivemos a chance clara de marcar com Ricardo e Fred, porém a bola não entrava. O Abadia fez 2 x 0 no primeiro tempo, tomando conta do placar. No segundo tempo a equipe passou a tocar a bola com qualidade, rodar o jogo e ficar mais tranquila na partida. Em um lance de ataque pênalti em Ricardo que faria o gol se não fosse a intervenção faltosa do adversário. Filipe cobrou e colocou o placar em 1 x 2. O Abadia se enervou em campo e após jogada na lateral de campo um atleta do Abadia chuta, sem bola, por duas vezes o volante Felipe, sendo expulso da partida. Com um a menos pressionamos ainda mais e pouco depois mais um atleta do Abadia foi expulso. Após jogada na área, Fred recebe a bola e cai, porém a jogada prossegue sobrando para Gui, que bate no ângulo, sem chance para o goleiro do Abadia, empatando o jogo em 2 x 2.
 Guilherme e Filipe marcaram os gols da categoria juniores